"Como Devo Educar Meu Filho Cego?" (Wilhelm Heimers)

"Como Devo Educar Meu Filho Cego?" (Wilhelm Heimers)

Arquivo "mp3"
disponível
R$3
Encomendar
Condições de pagamento e frete
Informação de contato
  • Pessoa de contato: O Virtuador
  • Telefone: (16) 9995-2811
  • Endereço postal: centro, Orlândia, São Paulo, 14620000, Brasil
Descrição detalhada de um produto

QUERIDA MÃE
Logo após o nascimento do teu filho ou talvez depois de muitos meses de angustiosa espera o oculista que cuida da vista do teu filho descobre que o mesmo é cego ou que sua visão é altamente prejudicada. A alegria que inundou tua alma com o nascimento do filho se transforma numa angústia sem fim. Estás triste, desanimada sem defesa diante da cegueira do teu filho.

A vida de uma pessoa cega é árdua e espinhosa. As belezas deste mundo, o firmamento estrelado, a abundância de cores com que a natureza se enfeita, e que deslumbram nossa vista não existem para ele. Seu futuro econômico parece seriamente prejudicado.

De nada adianta perguntar "porque" querendo desvendar o mistério de um destino cruel. Não te deixe perturbar tampouco por uma ou outra observação indelicada feita por terceiros, e que servem apenas para perturbar a quietude e a paz do teu lar. Aceita teu filho assim como ele é, não te envergonhes da cegueira do teu filho.

Transforma tua angústia, teu desespero em algo de positivo, aceite o desafio que o destino te lançou. Teu filho cego precisa do teu amor, do teu carinho, em grau muito maior do que qualquer criança normal. Assiste-lhe o mesmo direito de proteção e de convívio no teu lar. Mas, se insistes ainda em perguntar "porque" encontrarás a resposta na Escrita Sagrada: "Este homem não é cego por ter pecado ou porque seus pais pecaram, mas para revelar as obras de Deus".

Desde o primeiro dia da sua vida, tu poderás aliviar a existência do teu filho privado da visão. Cabe a ti não transformar um defeito orgânico numa tragédia. Lembre-te sempre que: «NÃO É A CEGUEIRA EM SI MAS A EDUCAÇÃO INADEQUADA, O DESLEIXO FÍSICO E PSÍQUICO QUE ESTABELECEM AS BARREIRAS INTRANSPONÍVEIS PARA A EDUCAÇÃO DOS CEGOS E SEU PROGRESSO NA ESCOLA».

A educação inadequada no seio da família é a fonte de muitos sofrimentos futuros. Cabe-lhe, pois, como mãe, o dever de arcar com tão pesada responsabilidade. Quero ser teu guia e orientador nessa tarefa penosa. Atente às minhas palavras, sem reticências. Aqui fala um homem que por mais de quarenta anos se dedica à educação e ensino dos cegos e que se sente intimamente ligado aos seus problemas. Tenha confiança em mim, pois quero teu bem e o do teu filho. Muitas alegrias íntimas te serão reservadas ao educar adequadamente teu filho cego. Somente o coração sabe enxergar direito. Não desanimes frente à uma tarefa tão pesada, não desista. Tenha paciência e cada vez mais paciência, mormente se teu filho tem ainda, outro defeito físico.

Contribue para que teu filho aceite a vida, que se torne um homem responsável e independente no convívio dos demais. Não te iludas com a idéia de que ele talvez mais tarde recuperará a vista e que todos os esforços dispendidos são inúteis. Peça a Deus que ele te dê a força para desincumbir-te do dever que ele te confiou. A experiência nos ensina que raras vezes, uma pessoa cega ou com visão parcial recupera a vista em sua totalidade. Mas, mesmo que assim fosse, a criança estaria seriamente prejudicada por uma educação errônea recebida nos seus primeiros anos de vida.

Ânimo e persistência é o que te deseja para a educação do teu filho.
o AUTOR
Hannover, Janeiro, de 1965.

Informação para encomenda
  • Preço: R$3
  • Meio de empacotamento: Após a confirmação do recebimento através da nossa parceria de cobrança, será encaminhado para seu e-mail um link para fazer o download do arquivo.
Categoria do catálogo Negociol.com: Livros eletrônicos em São Paulo
Criado: 28/11/11 06:52
Alterado: 18/03/13 07:06