"O Elixir da Longa Vida" (Honoré de Balzac)

"O Elixir da Longa Vida" (Honoré de Balzac)

Arquivo "mp3"
disponível
R$3
Encomendar
Condições de pagamento e frete
Informação de contato
  • Pessoa de contato: O Virtuador
  • Telefone: (16) 9995-2811
  • Endereço postal: centro, Orlândia, São Paulo, 14620000, Brasil
Descrição detalhada de um produto

Essa novela se passa em um palácio de Ferrara: o jovem Don Juan e o príncipe da casa d'Este estão reunidos para um festim acompanhados de sete jovens e belas cortesãs. Os jovens discutem e Don Juan reclama da longevidade de seu pai, Bartholoméo Belvidéro, um riquíssimo nonagenário que sempre lhe permitiu viver em um grande luxo e sem jamais impedi-lo de fazer qualquer coisa. Então, eles são interrompidos para avisar o jovem que o velho está para morrer, e Don Juan retorna ao leito de seu pai, que lhe revela que está em possessão de um frasco contendendo um líquido que permitirá ressuscitá-lo. Para tanto, ele necessita da ajuda de seu filho que deve passá-lo pelo corpo todo após a morte. Diante do cadáver de seu pai, Don Juan não se submente à última vontade de seu pai. Os servos começam a preparar o corpo. Vinda a noite, Don Juan decide derramar o líquido no olho de seu pai, que volta imediatamente à vida. Estupefato pela ação do misterioso líquido, Don Juan decide vazar o olho do velho, cometendo assim um parricídio. Para não levantar suspeitas, ele enterra o pai com todo o fausto permitido e coloca uma estátua majestosa sobre a tumba do defunto.
Don Juan fica riquíssimo e verdadeiramente poderoso; ele pode, então, se abandonar livremente aos prazares da vida e à conquista das sociedades mais altas. Ele adquire uma grande popularidade diante da sociedade mundana e mesmo do papa, e conservará por toda sua vida o frasco para sua própria ressurreição. Quando se torna, por sua vez, um homem velho e vulnerável, ele se retira para um castelo não longe da vila de San Lucar e desposa uma jovem andaluza dedicada e graciosa, chamada Dona Elvire. Totalmente diferente de seu pai, o filho de Don Juan, Phillipe Belvidéro, é virtuoso e pio; e Done Evire e ele tomam conta do velho até seu último dia, não por amor a sua pessoa, mas para ganhar um máximo de dinheiro. Don Juan, sentindo a morte chegar, chama se filho e pede-lhe o mesmo favor que seu pai, mas sem lhe revelar as virtudes do líquido do frasco. Phillipe executa as instruções de seu pai e devolve um pouco de vida à seu rosto, depois à seu braço direito, com o qual ele estrangula o jovem homem, que deixa cair o frasco, derramando o precioso líquido. Em poucos instantes, uma multidão se forma em volta do corpo do velho, que recuperou o rosto de jovem. Todos os eclesiatas e outras testemunhas decidem canonizar Don Juan. Antes de se enterrar, Don Juan pronuncia injúrias e blasfêmias, e sua cabeça mata um abade, separando-se do corpo.
A novela termina então com um enterro satânico e mortal. Isso não é a sua única particulairade, pois o autor intervém duas vezes na narrativa; a princípio na introdução, antes do parricídio, em seguida, quando ele começa uma reflexão sobre aquilo que ele chama de mito, mas que ele deixa ao leitor fazer por si mesmo.
O Elixir da Longa Vida (em francês: L'Élixir de longue vie) é um conto fantástico de Honoré de Balzac, integrado em A Comédia Humana. Essa versão do mito de Don Juan, surgiu em pré-publicação na Revue de Paris, em 1830, sob o título de Festi et Fin; em seguida em 1846 na edição Furne. Figura nos Estudos filosóficos.
Um dos primeiros textos assinados com o nome do autor: Honoré de Balzac, esse conto está entre os menos conhecidos do grande público, como lamenta Bernard Guyon. O texto parece artificialmente ligado aos Estudos filosóficos. Aqui se vê claramente a influência de Ernest Theodor Amadeus Hoffmann e de seus Elixires do diabo, que Balzac certamente leu.

Informação para encomenda
  • Preço: R$3
  • Meio de empacotamento: Após a confirmação do recebimento através da nossa parceria de cobrança, será encaminhado para seu e-mail um link para fazer o download do arquivo.
Categoria do catálogo Negociol.com: Outra técnica áudio, vídeo e fotográfica em São Paulo
Criado: 25/01/12 14:42
Alterado: 18/03/13 07:06